30 maneiras de se conectar digitalmente com os adolescentes durante a pandemia da COVID-19

Os líderes de adolescentes geralmente têm muitos empregos, e a COVID-19 adicionou um (ou cinco) a mais, de especialista em inovação digital, ou diretor de vídeo chamadas… Algo desse tipo!

É por isso que o Pense Laranja, tem incentivado conversas com líderes de ministério realmente inteligentes, a saber, pessoas como você, que já foram pioneiras em algumas soluções inovadoras para ajudar os ministérios de jovens a se conectarem digitalmente.

Queremos compartilhar algumas dessas ideias incríveis aqui, de forma a aprendermos uns com os outros.

Atenção! Existem dezenas de maneiras para realizarmos cada uma dessas ideias. É por isso que a lista abaixo é apenas um ponto de partida. Afinal, o que um grupo considera legal, o outro pode achar chato (você entendeu, né?). Portanto, é importante CONTEXTUALIZAR e descobrir como isso funciona melhor em seu grupo!

Melhor ainda, se você tiver ideias sobre algo que viu ou fez, e gostaria de enviar para ajudar outros ministérios, compartilhe conosco por meio da nossa comunidade no Facebook!

1. Show de talentos
Usando a vídeo chamada em grupo, dê a cada participante a oportunidade de mostrar um talento. Por exemplo, cantar uma música, tocar um violão, fazer stand up de comédia, dançar, compartilhar um desenho, fazer malabarismos com uma bola de futebol, etc. Pode ser algo espontâneo ou algo para você se empenhar numa campanha on-line.

Eleve para o show. Grave o show de talentos. Escolha os 10 primeiros e convide os pais dos artistas  para assistirem e votarem!

2. Jantar de gala
Muitos adolescentes do nono ano ficaram chateados por perderem a oportunidade de ir à formatura.

Que tal se você reunir esses grupos digitalmente para mostrar as roupas “chiques”, proporcionando uma boa oportunidade para eles se produzirem, hein?  Dê a eles a chance de se encorajarem, estimulando uns aos outros, e peça para sentarem num lugar legal para fazerem uma refeição juntos, estando todos engomadinhos!

Use uma função de captura de tela para tirar “fotos do jantar de gala”, de forma que todos possam compartilhar, caso queiram.

3. Jogos On-line
Agora pode ser a melhor hora para começar a jogar os jogos on-line que eles tanto gostam! Que a sorte esteja sempre a seu favor. Existem vários jogos por aí, tais como: Uno on-line, Monopoly, AmongUS, etc.

4. Sessão de Filme On-line
Reunir o grupo para assistir a um programa, documentário ou filme, e bater um papo, é uma maneira incrível e divertida de ficar conectado.

Existem algumas maneiras de se fazer isso. Uma opção, que exige pouco domínio tecnológico, é dizer a todos para iniciar ao mesmo tempo, proporcionando uma conversa em grupo durante o filme (você pode utilizar o Whatsapp, Telegram ou, até mesmo, o chat dos aplicativos de vídeo chamada).

Dica profissional: veja o filme antes da sua turma. Uma cena inesperada pode fazer com que você perca a confiança.

5. Show de cozinha
Crie um programa de culinária digital. Use ingredientes que provavelmente já tenham em casa, como leite, farinha, açúcar ou chocolate. Que tal fazer um brigadeiro juntos? 

Ainda, você pode criar a aula,  ou convidar uma pessoa mais velha da sua igreja para ensinar, ou dar a cada participante dois a três minutos para apresentar e explicar como fazer uma determinada receita de alguma categoria específica e, em seguida, mostrar o produto final que eles fizeram.

6. Competição acirrada
Desafios podem deixar os pais nervosos, mas, também, podem deixar os adolescentes interessados ​​em participar!

Faça um vídeo estimulando os adolescentes a participarem de alguns desafios. Coisas como fazer o maior empilhamento de bolas de papel, o avião de papel que voa mais longe, mover o biscoito da testa para a boca no menor tempo possível.

Escolha um vencedor para cada desafio e dê a eles um prêmio, se possível, envie um chocolate. Você pode fazer vários desafios por dia, ou fazer um desafio a cada dia!

7. TIK TOK Divertido
Use o recurso do TikTok para recriar vídeos divertidos que sua equipe fez.  Faça com que eles recriem os vídeos TikTok que você fez usando este recurso!

Dica Extra: Caso você ou seus adolescentes não tenham uma conta no Tik Tok, você pode fazer um vídeo curto no celular e encaminhar a eles.

8. Alto-Falante mascarado
Convide alguém para dar uma mensagem para o grupo. Detalhe, a pessoa deverá estar mascarada e fantasiada. Permita que os participantes tenham a oportunidade de adivinhar quem é. Envie ao vencedor um prêmio pelo correio ou leve você mesmo até a residência do adoelscente. Não esqueça a máscara!

Dica Profissional: Você pode pedir que a pessoa altere um pouco o tom de voz, ou utilize um aplicativo para isso.

9.  Programas de perguntas e respostas
Lembra quando os Programas de perguntas e respostas eram um grande negócio? Faça sua própria versão com seus adolescentes on-line! Seja sobre qualquer coisa, ou deixando os adolescentes colocarem as questões juntas para apresentá-las para o grupo!

Dica Profissional: Você já ouviu falar do “Perguntados”? É um ótimo aplicativo com muitas perguntas sobre diversos assuntos.

10. Qual é a música?
Selecione algumas músicas que seus adolescentes conhecem, e faça pequenas pausas nas letras. Peça que os participantes continuem cantando. Vence quem acertar a letra da música corretamente e falar o título da música.

11.  Apresentando um programa de entrevistas
Crie uma programação com um convidado e um jogo, onde o monólogo é o tempo de ensino.
Você encontra sugestões de brincadeiras neste link.
https://www.usmagazine.com/entertainment/pictures/jimmy-fallon-hilarious-talk-show-games-201561/43237/ (em inglês)

12. Contando uma história
Ao vivo, leia uma história para seu grupo (um livro real, ou da Bíblia, ou um devocional). Certifique-se de ter alguém respondendo a perguntas na transmissão ao vivo, conforme eles as enviarem!

Uma variação divertida são as histórias de crianças. Basta pegar um livro infantil e riscar os nomes de todos os personagens. Substitua-os pelos nomes dos participantes do seu grupo. Faça uma chamada à noite, contando uma história para dormir, sendo eles os personagens da história.

13. Bate papo de almoço
Faça com que seu grupo participe de algum tipo de bate-papo por vídeo na hora do almoço. Será divertido marcar um horário para comerem juntos, mesmo que virtualmente, quebrando a rotina.

14. Tutoriais
Conecte os adolescentes com outros grupos ou com adultos que podem ensiná-los sobre diferentes assuntos, por telefone ou por vídeo chat. Pode ser feito por grupo de interesses: chame um gamer para dar dicas, ou uma profissional de maquiagem para dar uma aula de automaquiagem. Certifique-se de ter vários adolescentes e adultos envolvidos durante a chamada, de maneira que não haja nenhum constrangimento por um chat de vídeo individual.  

15. Construa uma história
Escolha uma ordem para cada participante adicionar uma frase à história. Desenvolvam a criatividade uns dos outros. Veja em quanto tempo vocês conseguem concluir a história!

Opção que exige pouco domínio tecnológico: crie um vídeo de você mesmo dizendo uma frase (não mais do que oito segundos) sobre alguma história, e envie esse vídeo para um adolescente. Esse adolescente pega o vídeo de oito segundos que você criou, o coloca em algum software de criação de vídeo simples e adiciona uma frase própria (não mais do que oito segundos).

Em seguida, eles enviam para outro adolescente e também de volta para você. O próximo participante faz o mesmo: adiciona à sua história uma frase e a envia para um novo adolescente, e de volta para você. Você deve monitorar a duração da história e compartilhá-la nas redes sociais assim que estiver concluída.

Lembre-se de que um vídeo muito longo será um desafio durante a troca de mensagens entre todos. É essencial que todos sigam o prazo sugerido e copiem você como o líder em cada texto ao enviarem a história para um novo adolescente.

Isso pode ser melhor para pequenos grupos ou ministérios com um número pequeno de adolescentes. 

16. PASSEIO VIRTUAL PELO QUARTO
Você pode aprender muito sobre seus adolescentes conhecendo seus quartos. Eles compartilham com um irmão (ã)? Eles ganharam algum prêmio por alguma coisa? O que é esse pôster ou foto?

Dica profissional: coloque um cronômetro de 5 a 10 minutos (ou o tempo que você estipular por pessoa) em seu telefone e avise quando o cronômetro acabar.

17. ISSO OU AQUILO
Escolha uma hora do dia, ou um período de tempo, e uma lista de itens por categorias para estabelecer um duelo (crie uma lista), para o qual você vai convidar seus adolescentes para o evento.

Ideias para o duelo de temas: o que eles preferem e o porquê?

TikTok ou Snapchat?

Snapchat ou Instagram?

Facebook ou Instagram?

Coca ou Pepsi?

Futebol ou tênis?

Adidas ou Nike?

YouTube ou Google?

Netflix ou YouTube?

Adicione um painel e determine um item vencedor a cada duelo!

18. Dever de casa
Faça das tarefas domésticas uma competição entre os adolescentes. Exemplo: dê aos adolescentes uma tarefa e o primeiro a voltar para a videochamada ganha.

Publique algo como: “Se alguém está limpando o quarto agora, ligue o Zoom e vamos todos limpar nossos quartos ao mesmo tempo enquanto conversamos”.

19. Guia dos curiosos
As pesquisas são uma forma rápida e fácil de fazer com que os adolescentes se envolvam sem muito empenho da parte deles. Eles só precisam clicar em um botão para responder.

Você pode usar enquetes como:

Quais programas você está assistindo?

Quais filmes você está assistindo?

Que comida você está querendo agora?

Quais atividades você está fazendo agora?

Crie suas próprias enquetes, de acordo com o seu grupo.

20. Uma videochamadas tematica
Pode ser uma festa de Pijamas, festa de Natal, chapéu, festa à fantasia. Basicamente, qualquer tipo de festa que você possa imaginar. Seja o que for, escolha um tema para sua reunião e incentive os adolescentes a participarem.

21. JOGO DE CHARADAS
Escolha alguém para ser o apresentador do jogo. Divida os adolescentes em equipes ou jogue cada um por si. Diga uma  palavra ou frase. Caso não acertem com a primeira rodada de palavra, diga a eles outra palavra de forma a ajudá-los a descobrir qual é a palavra chave. Então, vamos começar a diversão!

22.  DESENHANDO JUNTOS
Faça um desenho simples como um sol.

Dê instruções aos adolescentes para irem desenhando sem verem o seu desenho. Eles podem apenas seguir suas instruções como: um círculo dentro do outro, um “traço de dois centímetro fora do círculo” um em cima, um em cada lateral e outro na parte debaixo do círculo, etc.

23. SALA DE BATE PAPO
Escolha um horário do dia / semana para você sempre estar no Zoom. Deixe os adolescentes saberem que você deseja ouvir os altos e baixos do seu dia / semana.

24. SUPERLATIVOS
Peça aos adolescentes para compartilharem sobre a melhor coisa que fizeram, a melhor coisa que comeram e a coisa mais engraçada que assistiram hoje. Ou, depois de uma atividade em grupo, dê ao nosso grupo superlativos para essa atividade.

Não se esqueça de explicar ao adolescente do ensino médio a respeito do que é um superlativo!

25. MEMÓRIA E AÇÃO
Mostre, em sua tela, seis objetos por um minuto, e cada participante deverá memorizar estes objetos para procurá-los pela casa e mostrar na câmera. Quem trouxer primeiro o máximo de objetos será o vencedor. Pode ser: uma fruta, um travesseiro, um rolo de papel higiênico, um durex, uma meia e um shampoo.

26. SERVIR JUNTOS
Encontre uma necessidade. Compartilhe uma necessidade da sua região. Pensem em atividades e formas criativas em meio a pandemia na qual eles podem servir a uma mesma causa. Exemplo: doando alimentos, roupas, etc.

Procure alguma organização que esteja arrecadando alimentos para doar. Em caso de enchente, há muito a se fazer.

27. CORREIO ELEGANTE
Você já ouviu falar em correio tradicional?  Ele ainda existe, sabia?! 

Pergunte aos adolescentes se eles receberam alguma carta de alguém pelo correio tradicional.

Escrevam uma carta ou um cartão para algumas pessoas durante a chamada. Encontre uma forma de enviar pelo correio para as pessoas da sua igreja.

Envie algo para seus adolescentes pelo correio! Cartões postais digitais ou virtuais em seus e-mails podem ser uma maneira super divertida para se conectarem.

 

28. VIRTUALMENTE JUNTO NO CULTO
Que tal proporem para assistirem à transmissão do culto juntos? Pode ser uma boa ideia.

29. DEVOCIONAL EM GRUPO COM A YOUVERSION
Provavelmente não há melhor momento do que agora para ajudar os adolescentes a desenvolverem o hábito diário de passar alguns minutos lendo a Bíblia e orando. O “YouVersion Bible App” é um ótimo lugar para fazer isso. Existem planos de leitura para cada série XP3, e você pode convidar outras pessoas para fazer os devocionais com você.

Quer se conectar com eles? Libere vídeos devocionais rápidos de 60 segundos para seus adolescentes, mostrando você lendo ou falando através do devocional.

 

30. CAÇA AO TESOURO
Dê aos adolescentes uma caça ao tesouro para participar!
Isso pode ser algo em torno de sua casa:

Encontre uma meia.

Encontre um tempero aleatório.

Encontre uma foto de família antiga onde alguém esteja usando um chapéu.

 

Ou coisas que eles podem encontrar fora:

Encontre uma folha que tenha quatro cores diferentes.

Encontre uma flor.

Encontre uma pedra.

 

Ou coisas que podem encontrar on-line:

Encontre fatos sobre um determinado tópico.

Encontre um artigo sobre um determinado tópico de um ano específico.

Encontre um tutorial do YouTube sobre um certo fato.

 

Escrito originalmente em inglês por Ashley Bohinc.
Traduzido e adaptado por Carina Cortat e Eder Bizutti.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *