Pare de recrutar e comece a reter voluntários

VOLUNTÁRIOS…

Quem são estes ETs? São pessoas do outro mundo?

Voluntários são pessoas FORA DO NORMAL!

Quem tem coragem de trabalhar a semana toda, pegar transito, chegar tarde em casa e no domingo acordar cedo para cuidar e ensinar os filhos dos outros, sem ganhar salário?  Com certeza, voluntários são pessoas fora do normal!!

Quem trabalha duro como voluntário e ainda aparece no outro dia para fazer tudo novamente? E ainda, contagia  outras pessoas com esta “doença” para fazer a mesma coisa que eles fazem? Voluntários são pessoas fora do normal!

VOLUNTÁRIOS SÃO PESSOAS FORA DO NORMAL – EXTRATERRESTRES – QUE SE PREOCUPAM EM FAZER UM TRABALHO ETERNO E QUE SABEM QUE O PAGAMENTO É FORA DESTE MUNDO!

Voluntários são pessoas que buscam um propósito maior para as suas vidas. Para eles, servir ao próximo trás uma alegria que “não tem preço”!

Quem não gostaria de  fazer do mundo um lugar melhor?

Pessoas algumas vezes, dão as próprias vidas por um sonho um objetivo maior, um chamado de Deus para as suas vidas – prestem atenção nos nossos heróis!

A pessoa que entende o valor do que está fazendo e serve no lugar certo, sabe que está fazendo diferença.

Mas como atrair estas pessoas fora do normal?

1. Apresentando a elas uma causa onde realmente vale a pena acordar cedo e gastar suas vidas.

Você como líder, qual é a sua causa, o seu chamado? O que faz o seu olho brilhar e seu coração bater mais forte?

Quando você está  apaixonado pelo seu chamado, naturalmente você transmite isto aos outros. Peça para Deus  lhe apaixonar mais e mais pelo sonho que Ele colocou em seu coração. Medite neste sonho, pense nos resultados e na mudança que esta causa irá gerar neste mundo e para a eternidade. Aquilo que lhe apaixona irá apaixonar outros. Ore e “vá à caça de talentos” – busque por pessoas que irão ajudá-lo a realizar este sonho.

2. Desafiando lideres de áreas para contagiar e atrair voluntários na área em que cada um deles tem seus dons espirituais e pontos fortes. Nosso ministério, nossa causa , muitas vezes possui diversas áreas. Lembre-se, que você como líder, não possui todos os dons. Onde eu tenho meu ponto fraco, o outro tem seu ponto forte. Você não vai ser tão eficiente para conquistar um voluntário numa área em que você não é tão forte. Você precisa lideres de áreas para contagiar e atrair voluntários na área em que cada um deles tem seus dons espirituais e pontos fortes.

3. Fazendo convites pessoais  que irão abençoar mais a pessoa do que a causa.

Faça convites pessoais  e lembre-se que  80% das pessoas não sabem por onde começar. A maioria das pessoas sente que a necessidade é tão grande que acham que nunca vão conseguir resolver o problema do ministério – estas pessoas nunca começam. Como líderes, devemos encorajar  as pessoas a começar em algum lugar.

Convide-as para servir em um ambiente divertido e com propósito, no qual irão entender que aquilo que  fazem é crucial para que a missão da organização seja  alcançada. Ex: Vidas salvas, vidas transformadas.

Como manter seus voluntários

1.  Cuidando deles com AMOR

Nós fomos feitos a imagem de Deus e Deus é amor. O voluntário é uma PESSOA, uma PESSOA que tem emoções, problemas e desafios na vida.

2. Provendo todo material  que irão precisar para realizar o trabalho.

3. Promovendo o crescimento pessoal

Mostre para seu voluntário que você se preocupa com ele como pessoa e com seu crescimento espiritual.

4. Comunicando o tempo todo

Informe e faça perguntas – promova pequenas reuniões semanais para repassar a visão que Deus lhe deu. Pessoas precisam saber PORQUE estão fazendo aquilo e qual é o resultado de tudo isto.

5. Promovendo relacionamentos

Promova o sentimento de pertencer – o voluntario está a busca de relacionamentos e de propósito. Cabe a nós, lideres, dar a eles a oportunidade de servir em grupo. Faça encontros divertidos, cheios de humor e comida.

6. Treinando para o sucesso

Dê a cada pessoa a oportunidade de se desenvolver no seu mais alto potencial dentro da sua organização – o objetivo não é USAR as pessoas para o que você está precisando. O objetivo é desenvolver a pessoa. Prepare treinamentos específicos para cada área  e coloque pessoas que Irão “andar junto” com seu novo voluntário – nunca deixe um novo voluntário sozinho.

8. Agradecendo e encorajando

Quem não gosta de saber que o que esta fazendo é algo importante? Quem não gosta de saber que fez algo bem feito e que aquilo irá causar uma diferença eterna? Todos nós precisamos de palavras de encorajamento freqüentes que nos ajudam a prosseguir, mesmo que o caminho seja difícil!

9. Mostrando interesse

Quando nos interessamos pela vida pessoal do voluntário, este se sente amado e não USADO! É importante fazer perguntas sobre a família, trabalho, saúde e oferecer orações e ajuda pessoal.

10. Mostrando os números

Celebrando cada vitória alcançada, vidas transformadas e a diferença que o trabalho deles esta fazendo.

11. Permitindo que façam parte do processo e das decisões

Voluntários que participam sentem-se proprietários e não locatários – proprietários cuidam, pintam, consertam.

Como multiplicar seus voluntários

1.Multiplicando líderes

O líder  que está a busca de seguidores, faz com que a sua organização  pare de crescer – o seu ministério irá crescer na medida em que você multiplica líderes.

É bem mais fácil conseguir pessoas que seguem a sua liderança do que conseguir outros líderes. Pense um pouco: Você lidera a sua organização e você tem um time de voluntários – todos reportam pra você e precisam de você o tempo todo. Primeiro, você está limitando a sua organização de crescer e segundo, você morre na praia.

A sua energia, deve ser direcionada para levantar outros lideres nas diferentes áreas de seu ministério. Estes lideres, com seus dons específicos e paixão, irão buscar voluntários para as suas áreas especificas – irão formar seus times.

2. Promovendo mentores

Cada pessoa  precisa ser pastoreada. Somos como ovelhas e precisamos de alguém que cuide de nós e nos dê direção. Não deixe alguém servir em sua causa como se estivesse trabalhando em uma empresa. (Hoje em dia ate as empresas estão preocupadas com o cuidado pessoal de seus funcionários).

Pare de recrutar, comece a reter os voluntários que você tem!

Quem sai ganhando com tudo isto? A comunidade, as famílias, as crianças e os adolescentes. O Reino, e a causa que Deus lhe deu!

JUNTOS SOMOS MAS FORTES!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *